Resenha de Livro: Em Busca de Um Final Feliz - Katherine Boo

0 comentário(s)
Título: Em Busca de Um Final Feliz
Título Original: Behind The Beatiful Forevers
Autor: Katherine Boo
ISBN: 978-85-8163-032-8
Páginas: 288
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Preço: 29,90
Avaliação:




Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição). O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.

Um retrato perfeito da imperfeição cotidiana de uma civilização 

Hoje um dos países mais prósperos do mundo, a Índia com sua história milenar tem escalado uma imensa montanha até chegar ao patamar que se encontra atualmente. A segunda economia que mais cresce no mundo traz esperança para os seus filhos e desperta a inveja de nações vizinhas. Entretanto, nem tudo que cresce no sentido positivo beneficiará a todos, enquanto a grande árvore indiana cresce e produz seus frutos apenas uma pequena elite se alimenta das mesmas, deixando apenas os restos e as vezes nem isso para uma maioria por vezes esquecida. 

Dentre as inúmeras favelas indianas, Annawadi é a segunda maior. O lugar fica nas margens de um importantíssimo aeroporto, que serve apenas para dar esperanças de um amanhã melhor para os favelados às margens desta, e concentra uma massa imensa de catadores de lixo que vivem em situações no mínimo deploráveis. É nesse ambiente real e fugaz que é ambientada a narrativa desse livro, provocando choques ao leitor com a situação abrasadora e cotidiana dos moradores das favelas indianas. 

Antes de tudo, é necessário que os futuros leitores dessa obra saibam que não vão estar tendo acesso a história de uma pessoa específica, Katherine Boo aborda na sua narrativa a história de vários moradores da favela, dando mais atenção a uns do que outros dependendo do capítulo. Isso acaba sendo inovador e ao mesmo tempo confuso, a medida que estamos sendo apresentados a diferentes personagens com nomes estranhos para nós ocidentais, então, é normal uma confusão nas primeiras  páginas. Em suma, a história tem um clímax principal em cima de Abdul, uma criança desnutrida e catadora de lixo, que mora com sua família na favela de Annaradi. Eles possuem traços muçulmanos e por isso são vistos com más olhos pelos outros moradores. Um dia, a família do garoto acaba entrando em conflito com a vizinha, Fátima ou perna só como é chamada por ter apenas uma das pernas, e graças a isso, acabam tendo sua estrutura familiar abalada e alterada para sempre. 

A partir dessa confusão gerada por Fátima o leitor vai passear por toda a estrutura falha e decadente da Índia, pondo em cheque no que exatamente o país está evoluindo e onde os frutos desse desenvolvimento estão indo parar. Ao decorrer da narrativa é perceptível a semelhança do espaço ambientado com uma selva, onde se estabelece uma cadeia alimentar e quanto mais no topo, mais aproveitador das classes mais baixas é. Se o objetivo da autora era provocar o senso crítico do leitor, certamente esse objetivo é alcançado com maestria.
Como todo morador da favela sabia, só havia três meios de se escapar da miséria: encontrando um nicho empresarial, como tinha acontecido com os Husain, que encontraram um negócio rentável no lixo; política e corrupção, nas quais Asha depositava suas esperanças; e, por fim, a educação. Vários pais na favela estavam passando a pão e água para poder pagar ensino particular para seus filhos. - Pag. 92
Ainda existe uma espécie de barreira entre Ocidente e Oriente, e esse tipo de livro nos faz olhar para os vizinhos sem a gigante interferência da mídia televisiva que acaba por dar um certo desfoque ao real.  Chega a ser difícil acreditar e aceitar como realidade o cotidiano de alguns dos habitantes dessa região indiana narrada na história. Mais do que um livro de drama, esse escrito se enquadra perfeitamente em outras áreas como a auto-ajuda, já que é impossível não refletir com a triste realidade apresentada e a biografia, tendo em vista que aí está quase que igualitário o cotidiano de outros milhões de indianos.

Em Busca de Um Final Feliz, traz mais uma vez algo que sempre é mostrado em diversos meios de comunicação porém com uma abordagem diferente e mais específica. É sem dúvida uma leitura indispensável e traz o tipo de história que não sai da nossa cabeça, mesmo depois de lida. 

0 comentários:

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.