Resenha de Livro: O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

0 comentário(s)
Título: O Melhor de Mim
Título Original: The Best Of Me
Autor: Nicholas Sparks
ISBN: 978-85-8041-049-5
Páginas: 272
Ano: 2012
Editora: Arqueiro
Preço Sugerido: 29,90
Avaliação: 





Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.


Resenhar obras de Nicholas Sparks não é uma missão muito simples ou tão normal quanto resenhar obras de outros autores. Com sua digamos assim, imensidão de livros lançados, o autor conseguiu colecionar um número gigante de fãs e também claro, um número siginificante de não simpatizantes com suas obras. Se concentrando na obra resenhada, pode-se observar que o que alguns livros de Sparks tem de mais outros tem de menos.  

Nas primeiras páginas da obra me senti mergulhado em uma ambientação de teledrama mexicano. Um jovem bondoso porém de uma família de má reputação se apaixona pela mocinha certinha da cidade. Os pais da moça com receio, proíbem qualquer relação amorosa entre o casal que acaba se revoltando contra os pais, se separando por um longo tempo e depois de muito tempo acabam se reencontrando. 

Depois de passar por todo o melodrama e todos os clichês, felizmente a narrativa passou a tornar-se mais emocionante com momento bem mais cativante. Dawson, o garoto de má família sempre amou a certinha Amanda, e depois de todos os problemas gerados por seus pais acabaram se separando. Um certo dia enquanto dirigia, Dawson se envolveu em um acidente e acabou matando um médico de sua cidade sem intenção o que resultou na sua prisão por bastante tempo.

"Será que todo primeiro amor era assim? Por algum motivo, ela duvidava. Mesmo depois de tanto tempo, aquele amor lhe parecia mais recente que qualquer outra coisa que tivesse vivido. Às vezes ficava triste ao pensar que nunca mais experimentaria uma sensação como aquela, mas, por outro lado, a vida tinha o hábito de extinguir paixões intensas. – Pag. 37."
Enquanto vivia na mesma cidade que Amanda, Dawson saiu de casa para morar com Tuck, um mecânico da cidade, já que seu pai e muitos membros da sua família não concordavam com o fato dele ser bondoso e acima de tudo, politicamente correto. Vinte cinco anos depois de ter saído de sua cidade para a prisão, Dawnson recebe a notícia de que Tuck morreu e acaba voltando para sua cidade, Oriental, para o velório. É aí que a trama do livro começa a ter altos e baixos, uma vez que por conta da morte ele encontra sua antiga amada Amanda e a partir daí se desenrolam cenas de emoção, amor, surpresas e em alguns pontos, clichês. Assim, complementando o comentário da opinião inicial, creio que o que faltou nesse livro em relação aos outros foi mais originalidade.

Nicholas Sparks não conseguiu criar A história, mas apenas, uma história. Comum, já vista e mostrada, a trama de O Melhor de Mim não traz emoções a flor da pele como outros livros do autor, mas mesmo assim, merece uma chance de leitura, aliás, é Nicholas Sparks, autor de livros que serão avaliados de acordo com o seu estado emocional.

0 comentários:

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.