Resenha de Livro: Terrível Encanto - Melissa Marr

2 comentário(s)
Título: Terrível Encanto
Título Original: Wicked Lovely 
Autor: Melissa Marr
ISBN: 978-85-7980-083-2
Páginas: 360
Ano: 2011
Editora: Rocco
Preço Sugerido: 29,90
Avaliação:



Desde pequena, Aislinn possui um dom especial – a Visão, que permite que ela perceba os seres encantados que circulam entre os humanos, invisíveis para a maioria dos mortais. Mas, ao contrário do que as histórias infantis sugerem, as fadas podem ser extremamente perversas e egoístas, a ponto de machucarem as pessoas de propósito. Aislinn mora na decadente cidade de Huntsdale, nos Estados Unidos e sempre viveu pautada por três normas básicas. Regra número 3: não encare as criaturas invisíveis. Regra número 2: não responda a criaturas mágicas invisíveis. Rega número 1: nunca desperte a atenção dos seres mágicos. Mas, mesmo com todos os seus cuidados, Ash, como a jovem também é conhecida, quebra todas as regras num mesmo dia ao ser descoberta por Keenan, o Rei do Verão. Há nove séculos, o deslumbrante rei procura por aquela que será a sua rainha, a Rainha do Verão. Apesar de todo seu horror ao mundo das fadas, Aislinn sente-se cada vez mais atraída pelo universo fantástico a sua volta, ainda que isso coloque sua vida em risco. No meio desses seres encantados e poderosos, Aislinn quer apenas ter uma vida normal, mas será que ela conseguirá fugir de um destino para o qual parece não haver escapatória? E se falhar... o que virá depois.


Livros fantásticos estão se limitando cada vez mais aos mesmos assuntos. Quando um tema faz sucesso surgem milhões de temas sobre o mesmo tema, tentando assim buscar uma carona no sucesso. Os contos de fadas são um dos textos fantásticos mais antigos e Melissa Marr em sua obra quis trazes esses contos de fadas para um ambiente moderno, onde o felizes para sempre e as fofuras do gênero não se fazem tão presentes.

Há quem diga que existem criaturas mágicas no nosso mundo. Há quem diga que todos os tipos de criaturas imagináveis existem, mas só aparecem para aqueles que realmente acreditam nelas. E também, claro, há quem diga que essas pessoas são loucas. 

É basicamente nesses questionamentos que circundam toda a trama de Terrível Encanto, onde a personagem principal Aislinn consegue ver criaturas fantásticas como fadas, gnomos, duendes, animais míticos e muito mais. Esse dom vem de sua linhagem familiar ou seja, sua mãe também conseguia ver essas criaturas e sua avó, com quem ela mora, também. Não é fácil ter a visão para essas criaturas e é por isso que sua avó mantém a garota sobre três fortes leis. 

  • Não encare os seres encantados invisíveis 
  • Não fale com os seres encantados invisíveis 
  • Nunca desperte a atenção deles 

Aislinn consegue obedecê-las muito bem, até que em um certo dia encontra um ser mágico extremamente magnético e encantador a qual ela não consegue resistir e acaba descumprindo as três regras. Na verdade, esse ser trata-se de Kenan, o rei do verão. Ele enfrenta uma maldição extremamente dolorosa. Ao se apaixonar por alguém, Kenan tem que fazer sua paixão fazer uma promessa, se ela for realmente a escolhida para estar com ele, ela torna-se a rainha do verão. Caso contrário, ela se submeterá ao frio da rainha de inverno, ou seja, será impedida de estar com Kenan e fará com que a próxima paixão dele não aceite o acordo. Isso tem acontecido durante vários anos, e agora, pode acontecer com Aislinn, novo amor do rei de verão. 

Não poderia ter hora mais problemática para que essas coisas acontecessem. Aislinn tem uma amigo a qual tem uma paixão nada pegajosa e muito gostasa de se ler. A chegada do rei de verão só faz com que todas as coisas se desequilibrem.

- Não sei por que algumas pessoas brilham para outras. Não sei por que você e não qualquer outra. – Ele gentilmente a puxou para perto e sussurrou: - Mas é em você que levanto a cada manhã. É seu rosto em meus sonhos. 

Acho que Terrível Encanto tinha um pontencial enorme para se tornar um grande sucesso em meio aos leitores, porém, a narrativa da Melissa Marr não me cativou muito. Esse é o tipo de história que tem ótimos personagens, uma ótima temática e um ótimo roteiro inicial, porém, a narrativa se desenvolve de modo fraca e chega a entediar o leitor. É extremamente decepcionante o quanto você espera acontecimentos enormes, ações marcantes mas acaba tendo desfechos previsíveis e até inesperados, porém, que ao invés de trazer surpresas boas traz más interrogações.

Infelizmente, Terrível Encanto me deu menos do que aquilo que eu esperava. Vale lembrar que esse livro faz parte de uma série de cinco livros, então, quem sabe não melhora? Com uma base tão boa, seria um desperdício a série não avançar em sentido positivo ao avançar da série.

2 comentários:

Janaina Barreto disse...

Oi, Juan!
Então... eu não tenho lido livros com temas sobrenaturais justamente porque sempre acabam por me decepcionar... ;x Algumas vezes, percebo que os autores querem inovar, mas acabam perdendo o foco do que é importante e o que não é, deixando a narrativa cheia de perguntas que não vão sendo respondidas ou até respondidas de forma boba...Não lembro de ter lido alguma resenha de Terrível encanto, mas não é mesmo um livro que eu gostaria de ler (pelo menos agora).

Beijos ;*

Just Books disse...

Olá Juan!

Quero ler esse livro, acho realmente que o enredo criado pela autora é bem criativo e é uma pena que a narrativa não seja tão cativante quando o restante do livro em geral. Adorei a resenha!

Beijo;*
Naty.

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.